Interfaces Educação Especial E Fonoaudiologia: Um Estudo Bibliométrico Baseado Na Produção Científica De Dissertações E Teses – Suzelei Faria Bello

Teses e dissertações PDF
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Resumo:

A Fonoaudiologia e a Educação Especial estabelecem relações de proximidade por possuírem objetos de estudos semelhantes; além de que o trabalho integrado entre os profissionais maximiza possibilidades de crescimento para ambas as áreas de conhecimento. Nesta perspectiva; o objetivo geral proposto nesta pesquisa encontra-se em compreender como a Fonoaudiologia foi tomada como objeto de pesquisa na Educação Especial com base na análise da produção científica de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Para tanto; mapeou-se a produção científica em Educação Especial com interface em Fonoaudiologia e identificou os principais aspectos que favorecem essa integração. As fontes de dados foram às dissertações e teses defendidas no PPGEEs/UFSCar no período de 1981 a 2005. Este Programa foi escolhido por ser o primeiro e único da área no país. Os procedimentos metodológicos para desenvolver a pesquisa envolveram os seguintes passos: a) revisão de literatura em Educação Especial e Fonoaudiologia; b) levantamento e coleta de dados das dissertações e teses em Educação Especial defendidas no PPGEES/UFSCar que possuam interface com a Fonoaudiologia; c) categorização e análise bibliométrica. Os resultados obtidos; por meio da análise bibliométrica; revelaram que 74 trabalhos analisados fazem referência à interface entre Educação Especial e a Fonoaudiologia; a deficiência auditiva foi a mais investigada; a temática focada nos trabalhos foi “Ensino-aprendizagem” e ao realizar a análise quantitativa das referências utilizadas nos trabalhos que fazem co-relação com a área de Fonoaudiologia observou-se que se encontraram indexados na Pro-fono: Revista de Atualização Científica e no Journal of Speech and Hearing Disorders; os da área de Educação Especial na Revista Brasileira de Educação Especial. Enfim; este estudo caminhou na direção de valorizar a interdisciplinaridade existente entre estas áreas de conhecimento; apontou tendências e temas emergentes que podem favorecer a atuação conjunta desses profissionais. Além disso; a dissertação pretendeu contribuir para a construção de um processo salutar de reflexão e avaliação do conhecimento produzido em Educação Especial consolidado na produção científica de teses e dissertações e sua interface com a Fonoaudiologia.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSCAR/EDUCAÇÃO ESPECIAL (EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO ESPECIAL)
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 970.34 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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