Interculturalidade, Internet E O Ensino Da Escrita Em Espanhol: Mescla E Aprendizagem – Ariane Dos Santos Rodrigues

Teses e dissertações PDF
Acessar

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo geral mostrar como é possível aproveitar os recursos oferecidos por novas tecnologias para levar o aluno brasileiro de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) a alcançar um nível melhor em relação às suas competência intercultural e destreza de expressão escrita. Para fundamentar a investigação científica aqui apresentada; busca-se o apoio de autores que tratam da questão da aprendizagem de línguas estrangeiras; principalmente no que se refere a E/LE; e do desenvolvimento da escrita; além de argumentos para o emprego da Internet como um recurso a mais que auxilia o processo de ensino-aprendizagem de língua e cultura. Também se recorre ao Marco de Referencia Europeo para las lenguas: enseñanza; aprendizaje y evaluación de lenguas (MRE); que traz importantes colocações sobre todos esses aspectos presentes no ensino de E/LE; e muito pode contribuir para as reflexões que se apresentam neste trabalho. A partir desses aportes teóricos desenvolve-se uma pesquisa-ação; na qual se propõe uma sequência didática dividida em módulos; com atividades destinadas ao ensino de produção de textos; que estimule o aluno na aprendizagem da escrita e de elementos culturais em espanhol. O grupo pesquisado foi composto de 22 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola regular da rede particular de ensino de Taubaté. O trabalho junto a esse grupo; que se encontrava no nível inicial de estudo do espanhol; durou um bimestre; com uma carga horária de duas aulas semanais. As análises dos dados coletados a partir da aplicação dessas estratégias mostram; mediante as produções escritas dos alunos; que grande parte se tornou mais ativa no processo educativo; e a escrita em espanhol melhorou em qualidade e quantidade com o aproveitamento de recursos tecnológicos nas aulas. Por meio dessas produções; nota-se ainda a evolução no entendimento intercultural do estudante de espanhol; como por exemplo; a identificação do público-alvo a que era dirigido o texto e o emprego adequado do registro formal ou informal; em conformidade com o objetivo de escrita previamente estabelecido. A realização de atividades e tarefas que promovessem a interação em classe constituiu um fator crucial; pois ao participar desse tipo de prática docente; o aluno se viu obrigado a comunicar significados que; muitas vezes; estavam além de seus recursos linguísticos; o que estimulou o desenvolvimento de processos psicolinguísticos de importância decisiva na aprendizagem da nova língua.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA
  • Área de Conhecimento: MATERIAIS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.92 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Interculturalidade, Internet E O Ensino Da pdf
  • livro Interculturalidade, Internet E O Ensino Da baixar
  • livro Interculturalidade, Internet E O Ensino Da epub
  • livro Interculturalidade, Internet E O Ensino Da comprar
  • livro Interculturalidade, Internet E O Ensino Da online
  • livro Interculturalidade, Internet E O Ensino Da mobi
  • livro Interculturalidade, Internet E O Ensino Da download