Interações Espaciais: O Caso Da Empresa Glória/Parmalat Em Itaperuna (Rj) – Rhalf Magalhães Braga

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Resumo:

Esta dissertação tem por objetivo revelar a rede geográfica corporativa da empresa de laticínios Glória/Parmalat através de suas interações espaciais. O intercâmbio entre fixos e fluxos espaciais desenha determinado padrão espacial; no caso; um padrão dendrítico influenciado pela direção; onde determinadas localidades centrais polarizam áreas produtoras de leite. Para tanto empreendemos uma periodização desde o surgimento da empresa Glória: 1) (1960-2000) Glória controlada pela corporação norte-americana Fleischmann & Royal/Nabisco. Os principais pontos da rede de produção da Glória/Fleischmann & Royal estavam em Itaperuna (RJ); Italva (RJ); Cambuci (RJ); Porciúncula (RJ); Muriaé (MG); Carangola (MG) e Alegre (ES). 2) (2000-01) Glória controlada pela corporação norte-americana Kraft Foods International. Neste curto período de dois anos não ocorreram mudanças significativas; apenas a intensificação dos processos de aumento da produção e melhoria da qualidade do leite. A rede de produção da Glória/Kraft era a mesma. A rede de distribuição estava concentrada em Jundiaí (SP) e Recife (PE). 3) (2001-05) Glória controlada pela corporação italiana Parmalat. A Glória/Parmalat; localizada em Itaperuna (RJ); produz leite em pó; sobremesas; creme de leite e leite condensado. A rede de produção da Glória/Parmalat se concentra principalmente nos municípios de Itaperuna; Alegre (ES); Ibiraçú (ES); Muriaé (MG) e Baependi (MG); ou seja; nas bacias leiteiras de maior volume de produção nos respectivos estados. A Parmalat Brasil (dividida em Parmalat Alimentos; Divisão Bakery; Batávia e Parmalat Participações) possui 7 fábricas e 8 centros de distribuição espalhados pelo país. Estudamos a Glória/Parmalat antes e depois da crise financeira da sede da corporação em Parma; na Itália. A filial brasileira; uma das mais importantes do grupo; desde 2000 passava por um processo de reestruturação quando; em 2004 foi afetada pela crise. Esta revelou a vulnerabilidade do setor leiteiro nacional; extremamente concentrado na Nestlé e na Parmalat; e a necessidade de um monitoramento permanente. Além disso; ao contrário do que se imaginava; a crise fortaleceu as marcas regionais e provou a força do cooperativismo no estado do Rio de Janeiro.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFF/GEOGRAFIA
  • Área de Conhecimento: GEOGRAFIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 6.22 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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