Formação De Professores Em Serviço E A Distância: Um Estudo De Caso Do Pró-Licenciatura – Mec – Ufmg – Daniele Cláudia Mata Fagundes Zárate

Formação De Professores Em Serviço E A Distância: Um Estudo De Caso Do Pró-Licenciatura – Mec – Ufmg – Daniele Cláudia Mata Fagundes Zárate
Acessar

Resumo:

Este trabalho investiga um curso de licenciatura ofertado a distância em um programa público de formação de professores em serviço; Pró-Licenciatura. O objetivo desta pesquisa é contribuir para as discussões que dizem respeito a este assunto. A metodologia adotada é um estudo de caso com abordagem qualitativa que investiga uma política pública em conformidade com o referencial teórico que suporta o tema. O curso investigado foi Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Os procedimentos de investigação são a análise de documentos; observação direta nos ambientes de aprendizagem do curso; questionários e entrevistas realizadas com os cursistas e formadores. Os dados analisados mostraram que as políticas públicas de formação de professores vêm privilegiando o ensino a distância para a capacitação dos professores em serviço. Observou-se ainda; que a política pública investigada apresenta limites e contribuições que se mostram importantes para a consolidação de projetos públicos de formação de professores.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 6.33 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: