Diretor Em Ação: Entre A Burocracia E O Cotidiano Da Escola – Tathyana Gouvêa Da Silva

Diretor Em Ação: Entre A Burocracia E O Cotidiano Da Escola – Tathyana Gouvêa Da Silva
Acessar

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e compreender as ações dos diretores escolares. Para tanto, acompanhou-se durante um ano (Setembro de 2008 a Agosto de 2009) as ações de quatro diretoras que trabalharam em uma escola estadual de ensino fundamental localizada na cidade de São Paulo. Pretendeu-se observar quais são as atividades que os diretores realizam, o que motiva tais ações e quais as implicações destas, baseando a análise na teoria de Weber sobre ação social e burocracia, e nos conceitos de ação e prática de Gimeno Sacristán. Para a compreensão da ação buscou-se identificar as atribuições legais do cargo e caracterizar a organização escolar e os sujeitos investigados, por meio de um levantamento histórico-legal, de observações, de entrevistas não estruturadas e pela aplicação de um questionário junto às quatro diretoras. A análise das ações, baseada no modelo analítico de Gimeno Sacristán, deu indícios de que os diretores realizam sete tipos de ação: de assessoria pedagógica e profissional, de clima social, de coordenação, de controle, de distribuição de informações, de gestão e de representação. São ações decorrentes de normas advindas da burocracia e das emergências cotidianas criadas pela singularidade da escola. As ações dos diretores se evidenciam diretamente na organização escolar, em sua estrutura social, física e administrativa, ao mesmo tempo que são a base da experiência dos sujeitos que as realizam e fonte de mudança ou manutenção das estruturas que compõem a cultura

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 1.36 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: