Da Leitura Da Poesia À Poesia Da Leitura: A Contribuição Da Poesia Para O Ensino Médio – Diva Sueli Silva Tavares

Da Leitura Da Poesia À Poesia Da Leitura: A Contribuição Da Poesia Para O Ensino Médio – Diva Sueli Silva Tavares
Acessar

Resumo:

A poesia ocupa; no cotidiano escolar; um espaço reduzido; relegada; na maioria das vezes; a datas comemorativas do calendário escolar; ou; quando muito; o texto poético é usado como pretexto para o estudo de gramática e do vocabulário. Tem como objetivo mostrar a contribuição do ensino de poesia no Ensino Médio; para a formação sociolingüística; cognitiva e afetiva dos alunos. Além disso; tentará desmistificar o conceito de que é impossível ler literatura com adolescentes e; em particular; poesia; com alunos nesse nível de ensino. Pretende apresentar alternativas para se trabalhar adequadamente a leitura de poesias em salas de aula; por meio de estratégias de leitura de literatura bem mais producentes; como as que promovem o encontro entre o leitor e o texto. Para tanto; realizamos um experimento; numa escola pública do estado do Rio Grande do Norte; no município de Natal; com alunos adolescentes com faixa etária entre 14 e 18 anos. O experimento consistiu de doze aulas de leituras de poesia. Foram utilizados; como instrumentos de coleta de dados; entrevistas; diário de sala de aula e questionários. O referencial teórico adotado compreende bibliografia referente aos estudos da estética da recepção e da cooperação interpretativa; conforme os formulam Jauss (1979); Iser (1996) e Eco (2002); a concepção de leitor e o processo de leitura segundo Smith (1989); o sóciointeracionismo de Vigotski (1999; 2000); a mediação (leitura por andaime ou scaffolding); de Graves e Graves (1995); a psicologia da adolescência de Becker (1999); Carvajal (2001) e Gutierra (2003). Os resultados apontam para a importância da presença do mediador na formação do leitor; uma vez que além de contribuir e potencializar a interação entre o texto e o leitor; intensifica a adesão dos alunos nas atividades propostas. Na experiência de vivenciar a poesia na sala de aula com os adolescentes sujeitos desta pesquisa; evidenciou-se a assertiva de que; apesar de complexo; é possível; sim; um trabalho com a poesia no Ensino Médio.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRN/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 1.10 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: