Cultura Hip-Hop E Marcas Alternativas: A Presença Da Ideologia E Das Estratégias Mercadológicas – Marcos Alexandre Bazeia Fochi

Cultura Hip-Hop E Marcas Alternativas: A Presença Da Ideologia E Das Estratégias Mercadológicas – Marcos Alexandre Bazeia Fochi
Acessar

Resumo:

Este trabalho apresenta um estudo da cultura hip hop; seu histórico; características e peculiaridades no Brasil. Abrange também uma análise sobre movimento social; tribo urbana e uma interpretação da cultura hip hop com base nestes conceitos. Posteriormente; fez-se um estudo sobre marcas; como são construídas e seu papel na transformação da cultura. A partir desse ponto; partiu-se para uma pesquisa de campo; abordando algumas marcas voltadas ao segmento hip hop. Nesta pesquisa empregou-se metodologia qualitativa com entrevistas semi-abertas. Foram entrevistados representantes de 4 marcas e de um veículo de comunicação. Após analisar o resultado desta pesquisa; procurou-se verificar como as marcas se relacionam com as dimensões ideológica e mercadológica. As principais conclusões a que se chegou são que o hip hop pode ser interpretado tanto como movimento social quanto como tribo urbana e que as marcas alternativas pautam-se por uma ideologia de resistência; de contracultura e podem contribuir para a construção; propagação ou afirmação de um movimento social; ao mesmo tempo que podem servir de referência a tribos urbanas e também a outras marcas que precisam criar uma identidade; um sentido.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FCL/COMUNICAÇÃO
  • Área de Conhecimento: COMUNICAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 35.59 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: