Corrida De Orientação: Uma Proposta Metodológica Para O Ensino Da Geografia E Da Cartografia. – Elka Pacceli Scherma

Corrida De Orientação: Uma Proposta Metodológica Para O Ensino Da Geografia E Da Cartografia. – Elka Pacceli Scherma
Acessar

Resumo:

Esta tese fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica, apoiando-se nos estudos da Geografia, da Cartografia e do esporte de Orientação. A investigação propõe utilizar as práticas do esporte de Orientação nas aulas de Geografia, para alunos de 9 a 13 anos, a fim de melhorar a leitura, análise e interpretação do mapa. O estudo esteve centrado na pesquisa-ação e os resultados foram descritos seguindo a abordagem qualitativa. Tal metodologia valorizou a participação dos alunos e proporcionou um ensino bastante dinâmico e enriquecedor. Um conjunto de situações de ensino foi aplicado em duas 4ª. séries do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif, localizada no município de Leme (SP). As atividades de ensino e aprendizagem valorizam a ação mediada entre professor-aluno e aluno-aluno, tendo como embasamento os referenciais teóricos de Vygotsky (1987). Os dados foram obtidos pela pesquisadora através de observação, portifolio e gravações em áudio, no espaço escolar e no Parque Ecológico ”Mourão”. Esta investigação comprova a hipótese de que as práticas do esporte de Orientação trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender e interpretar mapas e um melhor entendimento do espaço geográfico, resultando, assim, num ensino da Geografia mais envolvente e significativo.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/RC/GEOGRAFIA
  • Área de Conhecimento: GEOGRAFIA
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 3.56 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: