Ciranda Nº 7′ De Heitor Villa-Lobos: Um Estudo Da Relação Entre O Texto Musical E O Enredo Implícito Na Cantiga Folclórica Utilizada – Márcia Hallak Martins Da Costa Vetromilla

Ciranda Nº 7′ De Heitor Villa-Lobos: Um Estudo Da Relação Entre O Texto Musical E O Enredo Implícito Na Cantiga Folclórica Utilizada – Márcia Hallak Martins Da Costa Vetromilla
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Resumo:

O presente estudo aborda as Cirandas para piano solo (1926) de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Discute-se a gênese da obra e o levantamento bibliográfico inclui a opinião de pesquisadores, historiadores, comentaristas e intérpretes que gravaram essa obra. Focaliza-se especialmente a Ciranda nº 7 – Xô, Xô Passarinho composta a partir da lenda e da cantiga brasileira A menina enterrada viva, registrada por folcloristas e historiadores de música brasileira. A relação entre música e texto é analisada nesta Ciranda e a discussão se baseia nos escritos de Lawrence Zbikowsky (2002) sobre metáfora conceitual na música. Para ampliar as possibilidades de análise, compara-se a Ciranda nº 7 com a obra Xô! Passarinho… (1941) de Octavio Maul (1901-1974), inspirada na mesma lenda.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIRIO/MÚSICA
  • Área de Conhecimento: ARTES
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 25.91 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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