Avaliação Do Ciclo Sono/Vigília, Da Sonolência Diurna E Do Desempenho Psicomotor De Adolescentes Submetidos A Um Programa De Educação Sobre O Sono – Felipe Beijamini

Avaliação Do Ciclo Sono/Vigília, Da Sonolência Diurna E Do Desempenho Psicomotor De Adolescentes Submetidos A Um Programa De Educação Sobre O Sono – Felipe Beijamini
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Resumo:

O atraso de fase de sono dos adolescentes tem sido bem documentado e é relacionado a fatores ambientais e também ao amadurecimento puberal. Conseqüentemente; observa-se uma privação parcial de sono; principalmente nos dias letivos; e um aumento da sonolência diurna; com repercussões no desempenho acadêmico. Alguns estudos têm apresentado um efeito positivo da aplicação de programas de educação sobre o sono. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de educação sobre o sono sobre o ciclo vigília/sono e desempenho psicomotor de adolescentes. Participaram deste estudo 21 adolescentes; com idade entre 13 e 14 anos; de uma escola pública de Curitiba-PR. Estes adolescentes foram separados em dois grupos: Experimental (10) o qual foi submetido ao programa de educação sobre o sono; e controle (11) que não foi submetido ao programa. Variáveis associadas ao ciclo vigília/sono foram avaliadas antes e após o programa; que teve a duração de uma semana. Os dados do ciclo vigília/sono; início; término; duração e eficiência foram obtidos através da actimetria. O desempenho psicomotor foi avaliado através do teste de vigilância psicomotora (PVT). A sonolência subjetiva foi avaliada através da Escala de Sonolência de Karolinska. As médias das variáveis obtidas foram comparadas; antes e depois da intervenção; através da análise de variância de duas vias; tendo como fatores o grupo (controle ou experimental) e tratamento (antes e após a intervenção). Os resultados não mostraram nenhum efeito do programa de educação sobre o sono e sugerem que intervenções de curta duração como a desenvolvida no estudo não têm efeito sobre os padrões de sono e a sonolência diurna de adolescentes. Intervenções mais duradouras devem ser avaliadas para verificar a validade desse tipo de programa como medida preventiva da sonolência excessiva diurna em adolescentes.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPR/BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
  • Área de Conhecimento: BIOLOGIA MOLECULAR
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 427.96 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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