Análise Da Contribuição Do Comércio Eletrônico Business To Business (B2B) Na Gestão De Cadeias De Suprimentos – Rodolfo Modrigais Strauss Nunes

Análise Da Contribuição Do Comércio Eletrônico Business To Business (B2B) Na Gestão De Cadeias De Suprimentos – Rodolfo Modrigais Strauss Nunes
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Resumo:

Este trabalho buscou analisar a contribuição do comércio eletrônico Business to Business (B2B) na gestão de cadeias de suprimentos, identificando os principais processos desenvolvidos por meio de tais ferramentas, nas operações de grandes corporações brasileiras, destacando suas vantagens e desvantagens dentro da cadeia de suprimentos. A Internet revolucionou a forma de comunicação e a maneira de fazer negócios entre as empresas, proporcionando transações mais rápidas e menos custosas. Entender o impacto do comércio eletrônico na gestão de cadeias de suprimentos e redes de empresas, que tem se consolidado como nova forma de organização da produção para o aumento de competitividade dos negócios, aparece neste estudo com uma importância fundamental. Para tanto, pesquisaram-se autores que abordam temas como e-business, e-commerce, logística, suprimentos, gerenciamento de cadeias de suprimentos, redes de negócios e modelos de competitividade e vantagens competitivas. Com base no referencial teórico levantado, realizou-se uma pesquisa de campo tipo survey baseada em questionários com formulários disponibilizados pela Internet, visando avaliar as contribuições do e-commerce B2B, na gestão de cadeias de suprimentos. Dez empresas da região metropolitana de São Paulo, que utilizam aplicações de B2B participaram da pesquisa, sendo nove empresas de grande porte e uma pequena empresa. Dentre os vários resultados obtidos, constatou-se que o e-commerce B2B está consolidado como um importante suporte à gestão de cadeias de suprimentos ou redes de empresas, aperfeiçoando o relacionamento entre os parceiros, a troca de informações e as operações entre as empresas envolvidas, contribuindo para a integração de todos os seus elementos e aumentando o potencial de competitividade

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIP/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • Área de Conhecimento: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 6.12 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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