A Possibilidade De Uma Educação Transformadora Em Rosseau – Paula Medeiros De Castro

A Possibilidade De Uma Educação Transformadora Em Rosseau – Paula Medeiros De Castro
Acessar

Resumo:

O presente trabalho visa esclarecer o postulado político-pedagógico de Rousseau; enquanto proposta de transformação do homem. Já que não se pode voltar ao estado primitivo; no qual as paixões são calmas e as necessidades quase nulas; a leitura dos trabalhos de Rousseau nos possibilita uma reflexão acerca daquilo que constitui o “ser” do homem. O homem em sociedade; dado os conflitos internos e as necessidades infindáveis que esta nova vida cria; é apenas uma imagem de homem; pois este não é livre para ser o que é e tão pouco para transformar-se modificando seu estado de servidão a leis e a deveres que não ajudou a prescrever. A educação é; então; a ferramenta indispensável; segundo Rousseau; para a possível transformação do estado do homem; e é também uma reivindicação de seu direito de ser livre que lhe foi tomado. Aqui está a proposta de Rousseau; que ficou para as gerações posteriores refletirem e; quem sabe; tirar da teoria; a prática

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/FILOSOFIA
  • Área de Conhecimento: FILOSOFIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 330.17 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: