A Introdução Da Física Moderna No Ensino Médio: Uma Proposta Metodológica Baseada No Enfoque Cts Visando A Aprendizagem Significativa – Marcia Helena Freitas Rodrigues

A Introdução Da Física Moderna No Ensino Médio: Uma Proposta Metodológica Baseada No Enfoque Cts Visando A Aprendizagem Significativa – Marcia Helena Freitas Rodrigues
Acessar

Resumo:

A presente pesquisa teve por objetivo apresentar conceitos científicos da Física Moderna para o Ensino Médio utilizando a metodologia baseada na aprendizagem significativa. A abordagem teve forte influência de conceitos de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e suas aplicações como mecanismo interventor em busca da alfabetização científica. A pesquisa foi realizada com 27 alunos da 2ª série do Ensino Médio pertencentes a uma escola pública da cidade de São Paulo-SP. A etapa inicial consistiu em uma avaliação diagnóstica das concepções prévias dos alunos com respeito a definições e aplicações de temas ligados à Ciência, à Tecnologia e, em seguida, à Física Moderna mediante a aplicação de um questionário. A partir dessas concepções, na segunda etapa foram desenvolvidas ações interventoras que privilegiaram a abordagem de alguns tópicos da Física Moderna e suas inter-relações. Dentre algumas análises relevantes, em relação aos resultados iniciais e finais, percebeu-se que: a porcentagem dos alunos que desconheciam alguma aplicação da Física Moderna alterou-se de 74,1% para 3,7%, referente a conhecer ou não a definição de materiais semicondutores, observou-se que as respostas positivas dadas pelos alunos mudaram de 14,8% para 92,6%, acerca do conhecimento dos alunos sobre os materiais utilizados em dispositivos de alta tecnologia, verificou-se que dos 92,6% que os desconheciam caíram para 11,1%. Assim, pode-se afirmar que houve uma melhoria na conscientização dos alunos em relação à ciência, à tecnologia e de algumas de suas conseqüências sobre a sociedade.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNICSUL/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
  • Área de Conhecimento: FÍSICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 8.96 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: