A Inclusão Da Modalidade Música No Curso De Pedagogia – Habilitação Educação Infantil E Séries Iniciais Do Ensino Fundamental: O Caso Do Curso De Pedagogia Em Jaraguá Do Sul – Sc – Liara Roseli Krobot

A Inclusão Da Modalidade Música No Curso De Pedagogia – Habilitação Educação Infantil E Séries Iniciais Do Ensino Fundamental: O Caso Do Curso De Pedagogia Em Jaraguá Do Sul – Sc – Liara Roseli Krobot
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Resumo:

Esta dissertação apresenta uma pesquisa realizada sobre a inclusão da modalidade Música nos Cursos de Pedagogia – Habilitação Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (EI/SIEF). Ao contextualizar e registrar a atualidade deste tema na recente reforma de ensino no Brasil; a dissertação aborda o Curso de Pedagogia em Jaraguá do Sul (JS-SC); fazendo uma aproximação entre os marcos situacional e operativo do caso em JS com os casos investigados no Brasil na última metade dos anos 90; segundo registros encontrados nos Anais da ABEM (2000-4): as pesquisas de Figueiredo; Penna; Bellochio; Coelho de Souza e Jusamara Souza. Esta pesquisa considera a fundamentação requerida para a inclusão da modalidade música nos referidos cursos de formação de professores de EI/SIEF; e traça paralelos entre tais cursos oferecidos em regiões distintas do Brasil quanto à inclusão de Artes/Música. A dissertação apresenta o marco teórico-conceitual adotado no caso de JS; apoiado em Swanwick; Gallo e Perrenoud; considerando a música como discurso; presente na formação do ser humano; a transversalidade na produção e circulação de conhecimentos/saberes e os processos de formação de professores reflexivos; respectivamente. A técnica da pesquisa se baseou em estudos do/com o cotidiano e foi realizada a partir de uma experiência de aulas de música ministradas pela pesquisadora no curso de formação de professores. Partimos do pressuposto de que o aluno de pedagogia sente necessidade de uma formação em música; porque percebe que esta está presente no cotidiano da vida do ser humano e; consequentemente; no de seus alunos também. No entanto; por nunca ter tido um contato formal com Educação Musical; acredita não ter competências ou habilidades para inserir a Música em sua prática pedagógica. Sem pretensão de generalizar; concluímos que o aluno de Pedagogia; que está iniciando sua formação e em breve estará em sala de aula com alunos de EI e SIEF; bem como; aquele aluno que já tem vivência na prática pedagógica; necessita receber uma formação que busque uma constante avaliação; reflexão e; principalmente; (re)construção de sua prática pedagógica também em relação à música.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIRIO/MÚSICA
  • Área de Conhecimento: ARTES
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 790.49 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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