A Aprendizagem Da Docência De Um Grupo De Professores Universitários Dos Cursos De Licenciatura Em Ciências Exatas Da Ufmt – Rosilene Maria Dos Santos

A Aprendizagem Da Docência De Um Grupo De Professores Universitários Dos Cursos De Licenciatura Em Ciências Exatas Da Ufmt – Rosilene Maria Dos Santos
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Resumo:

O objetivo desta pesquisa é compreender as aprendizagens da docência de um grupo de professores universitários dos cursos de Licenciaturas em Ciências Exatas da UFMT. A investigação aportou em uma abordagem qualitativa; lançando mão do instrumento de narrativas orais e escritas. A análise dos dados coletados revelou a existência de muitas semelhanças no processo de aprendizagem entre os nove professores universitários; sujeitos da pesquisa. Neste sentido; desvelou que a aprendizagem da docência deste grupo começou na graduação e a partir das experiências como professores da educação básica. Os conhecimentos de conteúdo específico e didático apreendidos nesta etapa de vida foram os que embasaram o início da carreira no magistério superior. A qualificação posterior; em nível de pós-graduação stricto sensu; agregou conhecimentos para a formação do pesquisador e pouco no que se refere à docência. Os professores; por força de burocracia; de políticas e de reconhecimento acadêmico dedicam-se a outras atividades paralelas ao ensino; que; por sua vez; acabam se tornando concorrentes entre si. Os esforços da UFMT em instituir um programa de formação continuada para os professores universitários; especificamente; para parte deste grupo de professores pouco têm a contribuir com sua prática. A está Instituição fica a responsabilidade e o desafio de assumir efetivamente; como parte de suas ações; a formação continuada de seu corpo docente; sobretudo de criar mecanismos de avaliação desta formação; no intuito de replanejar suas ações com vista a contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Lembrando que as ações devem englobar os cursos de graduação e as demais instâncias como os departamentos; a Pró-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação. O sindicato; como contexto formativo; pouco tem contribuído no desenvolvimento profissional destes professores. Fortes críticas foram tecidas; sem; contudo; deixar de salientar o papel importante deste espaço na constituição da identidade coletiva da categoria. Enfatizo que não existe um caminho único a seguir para se tornar professores universitários; talvez o que se possa afirmar é que existe a necessidade de se criar mecanismos formativos e políticos que se coadunem com uma formação na perspectiva do desenvolvimento profissional; ou seja; com uma formação de caráter permanente que se complemente ao longo de toda a vida profissional; abraçada com o sentido de evolução; de mudança; de transformação.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMT/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 687.05 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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