Manuel Da Maya E Os Engenheiros Militares Portugueses No Terramoto De 1755 – Sep&#247

Manuel Da Maya E Os Engenheiros Militares Portugueses No Terramoto De 1755 – Sep&#247
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Manuel Da Maya E Os Engenheiros Militares Portugueses No Terramoto De 1755
  • Autor: Sep&#247
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 430 KB
  • Número de páginas: 78 páginas
  • Editora: Library of Alexandria (29 de julho de 2009)
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda
  • Gênero: História (Loja Kindle)

Leia a sinopse:

Interessante no estudo relativo ao seculo XIII ç ver, embora summariamente, o papel que tiveram os nossos engenheiros militares na restauraåáo da cidade de Lisboa, apðs o terremoto de 1755, sobretudo o engenheiro-mor Manuel da Maya e os que mais directamente foram incumbidos dos monumentaes trabalhos, que honram a engenharia portuguesa. Na Revista da Sociedade de Instrucåáo do Porto (vol. II, 1882, pag. 271) a eminente escritora D. Carolina Michaélis de Vasconcellos, tratando da impressáo que na Allemanha produzira esse memoravel terremoto, refere-se a tres estudos que, logo em seguida, apresentou o grande philosopho Kant, e que se ligam com outra obra mais consideravel por elle publicada no mesmo anno: Allgemeine Naturgeschichte und Theorie des Himmels. D’esses tres estudos, o segundo ç o que mais nos interessa; porque descreve o terremoto, trata das suas causas physicas, e sobre elle faz consideraåòes scientificas de grande alcance; e a illustre escritora, dando noticia do seu conteudo, observa: «Lendo este estudo de Kant acudiu-nos ß memoria aquella carta, cheia de bom senso, que Gil Vicente mandou de Santarem a El-Rei D. Joáo III «estando Sua Alteza em Palmella, sobre o tremor de terra que foi a 26 de janeiro de 1531». O philosopho allemáo leva a vantagem ao poeta nacional[1] quanto a saber o ponto de vista critico; entre um e outro ha dois seculos de estudos scientificos; mas o nosso Gil Vicente náo lhe fica atrßs na inteireza do juizo e verdade do sentimento. È provavel que as numerosas relaåòes contemporaneas sobre o terremoto, que Kant teve ß vista, náo fossem todas igualmente fieis; comtudo, o philosopho, armado com uma sciencia superior, positiva, e com um criterio elevado, soube distinguir claramente entre os casos impossiveis, inventados, e as verdades provaveis, tomando estas para base dos seus estudos. Teria o grande Marquès de Pombal, na epoca em que delineava o novo plano de Lisboa, noticia do seguinte importante conselho do illustre philosopho: que as arterias das grandes cidades ameaåadas náo se devem construir paralelas ßs vias fluviaes (isto ç, emquanto a Lisboa, do Occidente para o Oriente), porque o movimento do tremor segue essa direcåáo e prolonga-se pelo curso dos rios? (pag. 404). A sciencia jß entáo tinha feito esta e outras descobertas

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros Militares Portugueses No Terramoto De 1755 – Sep&#247 gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Manuel Da Maya E Os Engenheiros Militares Portugueses No Terramoto De 1755 – Sep&#247", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros pdf
  • livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros baixar
  • livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros epub
  • livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros comprar
  • livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros online
  • livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros mobi
  • livro Manuel Da Maya E Os Engenheiros download