Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – Eduardo De Sousa

Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – Eduardo De Sousa
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario)
  • Autor: Eduardo De Sousa
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 274 KB
  • Número de páginas: 25 páginas
  • Editora: Library of Alexandria (29 de julho de 2009)
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

Leia a sinopse:

QUINZE ANNOS DEPOIS Passa o primeiro centenario de Josç Esteváo e a sua terra natal celebra-lhe com festivaes a commemoraåáo de gloria. Era do seu dever. Era de honra sua. Eis porque tambem sahe agora a lume a reproducåáo’segunda’d’essas sinceras e desataviadas palavras que uma vez, por occasiáo das ultimas festas commemorativas do grande tribuno, o signatario d’este opusculo teve ensejo de pronunciar no Theatro Aveirense. Foi no radioso e, para elle, inolvidavel sarau de 13 de agosto de 1894, táo cheio de galas e d’esplendores, e em que a unica nota discordante, gentilmente perdoada pela benevola assistencia, foi precisamente devida ß palavra pallida e sem louåanias do ephemero e arrojado orador que alli appareceu’nem elle jß se lembra bem como!’a dizer de Josç Esteváo e da sua grande eloquencia. È, pois, esta reediåáo, agora que passa o centenario do tribuno, do mesmo passo que uma opportuna homenagem, como que tambem uma especie de publicaåáo posthuma feita por quem, como orador, ha muito jß se deu por definitivamente morto. Sobre o seu nome oratorio, fruste e fugaz, cahiu com justiåa e, porventura, com piedade, a irremovida, a grossa, a pesada terra do esquecimento. Felizmente para elle! Felizmente para os outros! Todavia, se requintes litterarios e movimentos oratorios, como conspicuamente se dizia nos bons tempos em que o ominoso e erudito Figueiredo coimbráo dos «Logares Selectos» empunhava com gravidade a fçrula didactica de canonista supremo em coisas de eloquencias e de rhetoricas, náo caracterisam nem valorisam a parlenda que adeante se reproduz, tem ella, no emtanto, o merito’unico’da sinceridade na emoåáo e do desassombro nas affirmaåòes que contçm. Porque, se para o orador foi um acto de audacia, sð desculpavel pela temeridade da juventude, apresentar-se a fallar em publico no logar e nos termos em que fallou, náo foi menos um ousado gesto de coragem civica abalanåar-se a dizer o que disse e quando o disse’em plena dictadura Hintze-Franco’com a aggravante de pouco tempo ser volvido ainda sobre o sangrento e mallogrado movimento politico do Porto que o arrastara ao pretorio, e do pretorio ß prisáo. Demais era elle um alumno militar e, como tal, sujeito a regulamentos especiaes, alißs entáo bem mais benignos do que esses outros, verdadeiramente draconianos, que ora para ahi vigoram como doutrina legal

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – Eduardo De Sousa gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – Eduardo De Sousa", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – pdf
  • livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – baixar
  • livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – epub
  • livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – comprar
  • livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – online
  • livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – mobi
  • livro Josç Esteváo (Ediåáo Do Centenario) – download