Entre A Loucura E A Norma: Mulheres Internadas No Sanatório Pinel (São Paulo, 1929-1944) – Bruna Dos Santos B. Pereira

Entre A Loucura E A Norma: Mulheres Internadas No Sanatório Pinel (São Paulo, 1929-1944) – Bruna Dos Santos B. Pereira
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Entre A Loucura E A Norma: Mulheres Internadas No Sanatório Pinel (São Paulo, 1929-1944)
  • Autor: Bruna Dos Santos B. Pereira
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 2973 KB
  • Número de páginas: 282 páginas
  • Editora: eManuscrito (17 de maio de 2018)
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

Leia a sinopse:

Esta pesquisa investiga a história de mulheres diagnosticadas como loucas e internadas no Sanatório Pinel de Pirituba entre 1929 e 1944. Por meio dos prontuários médicos produzidos naquela instituição e de alguns escritos do Doutor Pacheco e Silva, fundador e diretor do Sanatório, pretende-se rastrear os perfis considerados desviantes da norma, problematizando os padrões destinados às mulheres. O espaço em que se desenvolveram essas histórias foi São Paulo, por isso tornou-se necessário elaborar um panorama da cidade em sua perspectiva modernizadora, destacando seu processo de urbanização e a intervenção da medicina na constituição urbana. Relaciona-se o projeto modernizador da cidade com a institucionalização de clínicas psiquiátricas, bem como a ampliação da inserção do discurso médico, visando uma normatização de comportamentos, tanto no espaço público como no privado. Dessa forma, questionam-se os papéis conferidos às mulheres, enquanto responsáveis pela família e pela formação dos futuros cidadãos, atrelando sua função social à sua constituição biológica/ reprodutora, delineando os discursos existentes acerca da feminilidade, as funções de esposa, mãe e dona de casa como destino natural para as mulheres, em contraposição à restrição de outras possibilidades de experiências femininas identificadas como desviantes, anormais e patológicas.

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Entre A Loucura E A Norma: Mulheres Internadas No Sanatório Pinel (São Paulo, 1929-1944) – Bruna Dos Santos B. Pereira gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Entre A Loucura E A Norma: Mulheres Internadas No Sanatório Pinel (São Paulo, 1929-1944) – Bruna Dos Santos B. Pereira", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro.