Direitos Da Personalidade E Os Direitos Sociais: Uma Relação Concreta Ou Poética (Coleção Acesso À Justiça E Os Direitos Da Personalidade Livro 1) – Dirceu Pereira Siqueira

Direitos Da Personalidade E Os Direitos Sociais: Uma Relação Concreta Ou Poética (Coleção Acesso À Justiça E Os Direitos Da Personalidade Livro 1) – Dirceu Pereira Siqueira
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Direitos Da Personalidade E Os Direitos Sociais: Uma Relação Concreta Ou Poética (Coleção Acesso À Justiça E Os Direitos Da Personalidade Livro 1)
  • Autor: Dirceu Pereira Siqueira
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 1086 KB
  • Número de páginas: 141 páginas
  • Editora: Editora Boreal; Edição: 1 (7 de janeiro de 2016)
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

Leia a sinopse:

No cenário jurídico contemporâneo, é possível notar grande preocupação com a efetivação dos direitos da personalidade, seja ela em qualquer de suas dimensões. Todavia, o maior desafio situa-se na efetivação desses direitos quando relacionados com outros direitos, a exemplo do que ocorre em relação aos direitos social.
Os direitos da personalidade foram objeto de uma construção jurídica e social, tanto na esfera pública como privada, daí que o objetivo almejado por estes direitos sempre foi o de servir como escudo contra os atos que pudessem ameaçá-los de lesão, sendo que muitas vezes tais atos têm origem na esfera privada e tantas outras vezes na esfera pública (onde o Estado têm investido de maneira incessante contra estes direitos).
As alterações no modelo estatal convergem de sobremaneira com a necessidade de um novo conceito de igualdade passa a dar à liberdade outro valor. O Estado não é mais sinônimo de governo para a liberdade, assumindo a figura de governo para o bem-estar social. Assim, entende-se que o mínimo de condições materiais é pressuposto para a liberdade real, passando o Estado a objetivar a realização dos chamados direitos sociais.
Daí a necessidade de “democratizar a democracia”, intensificando, a otimização das diversas formas de participação do ser humano no processo de decisão. Destarte, a Constituição brasileira fundou o Estado Democrático de Direito, que deve concretizar a democracia de modo a implementar um processo de convivência social numa sociedade livre, justa e solidária; participativa, envolvendo a participação crescente do povo no poder; e pluralista, porque respeita a pluralidade de ideias, culturas e etnias.
Portanto, os direitos sociais também podem ser considerados direitos fundamentais em função de sua historicidade, razão pela qual, é possível concluir que: direitos sociais são espécies do gênero direitos fundamentais. A Constituição brasileira de 1988 foi resultado de um amplo processo de discussão, sendo o ápice da derrocada dos mais de vinte anos de ditadura militar. O debate sobre o conteúdo do que viria a ser a atual Constituição pode ser considerado um processo de dimensão gigantesca, sem precedentes na história nacional.
Sob esse fundamento e nesse contexto é que surge a presente obra, como forma de estabelecer maiores reflexões sobre os temas apresentados.

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Direitos Da Personalidade E Os Direitos Sociais: Uma Relação Concreta Ou Poética (Coleção Acesso À Justiça E Os Direitos Da Personalidade Livro 1) – Dirceu Pereira Siqueira gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Direitos Da Personalidade E Os Direitos Sociais: Uma Relação Concreta Ou Poética (Coleção Acesso À Justiça E Os Direitos Da Personalidade Livro 1) – Dirceu Pereira Siqueira", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro