Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo Senhor Antonio Feliciano De Castilho – Antero Tarquínio De Quental

Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo Senhor Antonio Feliciano De Castilho – Antero Tarquínio De Quental
Acessar

Detalhes do livro:

  • Título: Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo Senhor Antonio Feliciano De Castilho
  • Autor: Antero Tarquínio De Quental
  • Formatos: eBook Kindle, PDF
  • Tamanho do arquivo: 366 KB
  • Número de páginas: 21 páginas
  • Editora: Library of Alexandria (29 de julho de 2009)
  • Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda

Leia a sinopse:

Acabo de ler um escripto[1] de v. ex.© onde, a proposito de faltas de bom-senso e de bom-gosto, se falla com aspera censura da chamada eschola litteraria de Coimbra, e entre dois nomes illustres[2] se cita o meu, quasi desconhecido e sobre tudo desambicioso. Esta minha obscuridade faz com que a parte de censura que me cabe seja sobre maneira diminuta: em quanto que, por outro lado, a minha despreoccupaäào de fama litteraria, os meus habitos de espirito e o meu modo de vida, me tornam essa mesma pequena parte que me resta tào indifferente, que æ como que se a nada a reduzissemos. Estas circumstancias pareceriam sufficiente para me imporem um silencio, ou modesto ou desdenhoso. Nào o sào, todavia. Eu tenho para fallar dois fortes motivos. Um æ a liberdade absoluta que a minha posiäào independentissima de homem sem pretenäñes litterarias me dÞ para julgar desassombradamente, com justiäa, com frieza, com boa-fæ. Como nào pretendo logar algum, mesmo infimo, na brilhante phalange{4} das reputaäñes contemporaneas, æ por isso que, estando de fïra, posso como ninguem avaliar a figura, a destreza e o garbo ainda dos mais luzidos chefes do glorioso esquadrào. Posso tambem fallar livremente. E nào æ esta uma pequena superioridade neste tempo de conveniencias, de precauäñes, de reticencias…ou, digamos a cousa pelo seu nome, de hypocrisia e falsidade. Livre das vaidades, das ambiäñes, das miserias d’uma posiäào, que nào pretendo, posso fallar nas miserias, nas ambiäñes, nas vaidades d’esse mundo tào extranho para mim, atravessando por meio d’ellas e sahindo puro, limpo e innocente. A este primeiro motivo, que æ um direito, uma faculdade sï, accresce um outro, e mais grave e mais obrigatorio, porque æ um dever, uma necessidade moral. Ç esta foräa desconhecida que nos leva muitas vezes, ainda contra a vontade, ainda contra o gosto, ainda contra o interesse, a erguer a voz pelo que julgamos a verdade, a erguer a mào pelo que acreditamos a justiäa. Ç ella que me manda fallar. Nào que a justiäa e a verdade se offendessem com v. ex.© ou com as suas apreciaäñes. Verdade e justiäa estào tào altas, que nào tçm olhos com que vejam as pequenas cousas e os pequenos homens das infimas questiunculas litterarias d’um ignorado canto de terra, a que ainda se chama Portugal

Faça download do resumo em PDF:

Trecho grátis:

Leia abaixo um trecho do livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo Senhor Antonio Feliciano De Castilho – Antero Tarquínio De Quental gratuitamente. Clique no botão *Leia agora para acessar o livro em uma nova aba no navegador, ou clique em *Compre na Amazon para adquirir este livro.

O site Livraria Pública apenas disponibiliza uma amostra grátis do livro "Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo Senhor Antonio Feliciano De Castilho – Antero Tarquínio De Quental", não violando os direitos do autor/editora.

Onde comprar este livro?

Gostou da leitura? Então considere adquirir este livro!

Veja as avaliações que este livro está recebendo

Leia as opiniões que os leitores estão escrevendo sobre este livro

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo pdf
  • livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo baixar
  • livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo epub
  • livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo comprar
  • livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo online
  • livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo mobi
  • livro Bom-Senso E Bom-Gosto Carta Ao Excelentissimo download